A Psiquiatria é a especialidade responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos problemas relacionados com a Saúde Mental.
A perturbação ou doença mental caracteriza-se pela incapacidade ou dificuldade de gerir emoções por alterações do modo de pensar, que se traduzem em alterações do comportamento, que acabam por interferir negativamente na vida pessoal, profissional e social do doente.
Todos estes problemas poderão ser tratados ou controlados, perante uma correcta abordagem em consulta de Psiquiatria.
O seguimento em consulta de Psicologia serve como tratamento complementar, actuando sobretudo nas componentes estruturais de cada pessoa.
Estima-se que cerca de 22.9% dos portugueses sofram de doença mental, necessitando de tratamento e acompanhamento apropriado. As doenças mentais e do comportamento representam 11,8% de todas as doenças em Portugal, sendo uma percentagem superior quando comparada com as doenças oncológicas. As perturbações da ansiedade e as perturbações do humor (depressão, doenças bipolares, entre outras) são das mais frequentes, seguidas pelas perturbações de controlo dos impulsos e perturbações pelo abuso de substâncias.
O médico de Psiquiatria irá procurar promover o alívio de angústias e sofrimento através da prescrição de medicamentos ou outros tratamentos seguros, de forma a encontrar o equilíbrio e o bem-estar psíquico, numa perspectiva biológica, psicológica e social.
O acompanhamento em Psiquiatria pode ser útil em casos como: