Saúde de A a Z

O que sabe sobre o café?

O café é uma das bebidas mais populares em todo o mundo, apreciada pelo seu aroma agradável, sabor rico e efeito estimulante. Existem diferentes tipos de café, sendo o de qualidade arábica o mais produzido globalmente (cerca de três quartos da produção total). Em seguida, temos o café de qualidade robusta, que possui o dobro da quantidade de cafeína em comparação ao café arábica.

 

Vamos responder a algumas das perguntas mais comuns sobre café:

 

Quais são os benefícios de beber café?

O consumo de café tem demonstrado potenciais benefícios para a saúde e bem-estar, com destaque para a redução da sensação de fadiga, além da melhoria nos níveis de atenção. Alguns estudos têm revelado uma relação estatística entre o consumo de café e a menor incidência ou progressão de certas doenças, desde cardiovasculares e neurológicas à diabetes tipo 2 e à hepatite C, sendo estes benefícios atribuídos à presença de cafeína e compostos antioxidantes no café. Todavia, é importante consumi-lo com moderação e integrá-lo num estilo de vida ativo.

 

Quanta cafeína tem uma chávena de café?

O teor em cafeína depende do tipo de café, do método de preparação (por exemplo, instantâneo ou expresso) e da quantidade utilizada, além do grau de torra e moagem. Em Portugal, sabe-se que um expresso tem em média um teor de 74,5 mg de cafeína. 

 

Qual a quantidade recomendada de consumo?

Para adultos saudáveis, é recomendado o consumo de dois a três expressos por dia, com um limite de até 400 mg de cafeína por dia. Já as mulheres grávidas não devem ultrapassar um consumo de 200 mg de cafeína diariamente. O consumo de café não é aconselhável em crianças. 

Nota: É importante levar em consideração a tolerância individual à cafeína: se sabe que uma certa quantidade de café lhe provoca sintomas, como ansiedade ou palpitações, deve evitar atingi-la.   

 

Qual o melhor horário para beber café?

O momento ideal para desfrutar de uma chávena de café é após os picos da produção de cortisol, uma hormona relacionada com a regulação do ciclo circadiano e com o estado de alerta. Assim, os horários recomendados para consumo são entre as 9h30 e as 11h30 da manhã e entre as 13h30 e as 17h00 da tarde .

 

Conhece o cafeinismo?

Cafeinismo é o termo usado para descrever a intoxicação causada pelo consumo excessivo e prolongado de café ou outras substâncias que contêm cafeína, como chás, refrigerantes e chocolates, podendo manifestar-se por sintomas como ansiedade, nervosismo, insónia, palpitações e náuseas. O consumo de mais de 400 mg de cafeína por dia é considerado elevado e pode representar um risco para a saúde, pelo que essa quantidade nunca deve ser excedida. É importante consumir o café de forma consciente e moderada.

 

Nutricionista

Catarina Li

Nº Ordem dos Nutricionistas 4861N



Referências bibliográficas:

Safe S et al. Health Benefits of Coffee Consumption for Cancer and Other Diseases and Mechanisms of Action. International Journal of Molecular Sciences. 2023.

George SE, Ramalakshmi K e Rao LJM. A Perception on Health Benefits of Coffee. Critical Reviews in Food Science and Nutrition. 2008

Associação Portuguesa dos Nutricionistas. 5 Questões sobre café. 2016.