Serviços Clínicos

Medicina Dentária

A Medicina Dentária é a área das ciências Médicas que previne, diagnostica e trata doenças que afetam os dentes, gengivas e a mucosa oral. É responsável igualmente pela estética dentária.

Sabia que 31,6% dos Portugueses nunca visitam o Médico Dentista ou apenas o fazem em caso de urgência? Na miMed, com o objetivo de prevenir a doença e promover a Saúde, queremos combater esta estatística, tornando o acesso à Saúde Oral fácil e acessível, para que faça parte do dia a dia das famílias portuguesas.

Na rede de Clínicas miMed, tem ao seu dispor uma equipa de profissionais multidisciplinares e com experiência que intervém em diversas Especialidades Dentárias, perto de si e em horários alargados.


Faça o seu check-up oral sem compromisso: uma consulta de prevenção na qual será realizado um diagnóstico completo de higiene e saúde oral. Maque a sua consulta aqui:


Higiene Oral

Responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças orais. É também fulcral para a manutenção dos tratamentos efetuados nas outras especialidades.

As consultas de Higiene Oral devem ser efetuadas a cada 6 meses, no mínimo, de modo a prevenir a degradação da saúde oral e a necessidade futura de tratamentos mais complexos e dispendiosos.


Dentisteria

Área da Medicina Dentária dedicada à recuperação estética e funcional de dentes que apresentem lesões derivadas por cárie ou traumatismos, devolvendo a sua aparência original e eliminando a dor.

O tratamento de uma cárie deverá ser o mais cedo possível, quando a lesão e fragilidade do dente é menor, de modo a facilitar a sua restauração.


Endodontia

Área da Medicina Dentária que trata as lesões que afetam a polpa dentária (nervo), vulgarmente conhecido por desvitalização. As patologias da polpa dentária podem provocar sensibilidade e dor nos dentes, assim como abcessos na cavidade oral. Estas devem-se a traumatismos, fraturas ou cáries profundas.

A desvitalização e posterior reabilitação permitem restituir ao dente a função mastigatória assim como a estética.


Implantologia

Área da Medicina Dentária responsável pela reabilitação oral, através da substituição de dentes perdidos por implantes dentários. O implante dentário é uma raiz artificial que se une ao osso do maxilar, de modo a suportar uma reabilitação dos dentes em falta.

Os implantes dentários são soluções definitivas, com taxas de sucesso de cerca de 98%, que desaceleram o processo de perda óssea do maxilar resultante da perda dentária e devolvem o aspeto e sensação do dente natural.

Tipos de implantes:

- Implante unitário – Apenas um dente em falta

- Ponte sobre Implantes – Vários dentes em falta (com suporte de 2 ou mais implantes)

- Prótese Total sobre Implantes – Todos os dentes em falta (fixa ou semi-fixa)


Ortodontia

Área da Medicina Dentária que se dedica a diagnosticar, prevenir e tratar os problemas causados pela má posição dos dentes e maxilares, garantindo facilitação da higiene oral, mantendo a saúde, e contribuindo para melhorar a estética, fonética e autoestima.

Tipos de aparelho dentário:

- Aparelho Dentário Convencional – A solução mais conhecida e mais acessível. Constituído por bandas metálicas, brackets colados aos dentes, arcos e elásticos.

- Aparelho Dentário Autoligável – Alternativa mais moderna e rápida com aparelho fixo. Pode diminuir o tempo de tratamento e a frequência das consultas de manutenção.

- Aparelho Dentário Transparente – Composto por um conjunto de alinhadores transparentes, desencadeia o movimento dos dentes, trocando periodicamente de alinhador, até atingir o resultado pretendido. Permite uma melhor higiene oral e um tratamento mais discreto.


Periodontologia

Tratamento de infeções que afetam os tecidos em volta do dente (periodonto): gengiva, osso e ligamento periodontal. As periodontites são a principal causa para a perda de suporte em dentes sãos levando a mobilidade dentária e eventual desdentação e, por isso, a sua deteção precoce é essencial.


Prostodontia

Área da Medicina Dentária dedicada à substituição de dentes perdidos, através de próteses dentárias fixas ou removíveis, por forma a restaurar a função mastigatória e a estética assim como a fonética.