Testes alergias
Os testes cutâneos de alergia são frequentemente utilizados pela especialidade de Imunoalergologia e servem para fazer o estudo de reacção a determinados alergénios.
Os alergénios são substâncias de origem natural, que podem induzir uma reacção de hipersensibilidade (reacção alérgica) em pessoas susceptíveis, que entraram previamente em contacto com o alérgenio.
A grande maioria dos alergénios entra no organismo através da respiração (aeroalergénios) ou da alimentação (alergénios alimentares). Existem outros alérgenios que entram no organismo através de ferrões (como é o caso da alergia a picada de abelha, por exemplo). Os medicamentos também podem ser alergénios.
Na miMed é possível realizar testes cutâneos de aeroalergénios e alergénios alimentares em contexto de consulta de Imunoalergologia.
Conte com a experiência dos nossos profissionais e não hesite em agendar a sua consulta.
Teste Combur 10
O Teste Combur 10 é um teste altamente utilizado em caso de suspeita de infecção urinária. Trata-se de um teste realizado a uma amostra de urina, que envolve a avaliação de 10 parâmetros em tira teste, tais como Leucócitos, Nitritos, Urobilinogénio, Proteínas (albumina), Ph, Sangue, Gravidade específica, Cetonas, Bilirrubina e Glicose.
Disponível perante prescrição médica interna realizada pelo médico no decorrer da consulta, e colheita e interpretação executada por um Enfermeiro.
Caso precise de fazer este teste, não hesite em marcar consulta de Medicina Geral e Familiar. Disponível em todas as clínicas miMed*
*Mediante disponibilidade de stock.
Teste COVID-19, Influenza A e B, VSR
Os testes rápidos de uso profissional para detecção e diagnóstico de infecção permitem fazer uma rápida identificação do antigénio de cada um dos 4 vírus mais frequentemente envolvidos nas infecções do tracto respiratório na época sazonal Outono/Inverno, todos os anos. Não obstante, podem ser realizados em qualquer altura do ano, mesmo em períodos não endémicos.
Trata-se de um dispositivo clínico para utilização por profissional de saúde (médico ou enfermeiro), através da colheita de exsudado nasal por zaragatoa e posterior análise in vitro.
Disponível perante prescrição médica interna realizada pelo médico no decorrer da consulta, e colheita e interpretação executada por um Enfermeiro.
Caso precise de fazer este teste, não hesite em marcar consulta de Medicina Geral e Familiar. Disponível em todas as clínicas miMed*
*Mediante disponibilidade de stock.
Teste Streptococcus A
O Streptococcus A é o agente bacteriano mais frequentemente envolvido em infecções agudas do tracto respiratório superior, nomeadamente, amigdalites agudas e faringites. Este tipo de infecções que se manifestam, muitas das vezes, por dores de garganta, podem ter uma causa bacteriana, mas, em muitos casos, podem ter uma causa viral, onde o streptococcus do grupo A não está presente.
Perante um quadro sugestivo de amigdalite ou faringite aguda pode estar recomendada a realização deste teste para avaliar a possibilidade de causa bacteriana. Este teste é relevante, uma vez que permite adequar o tipo de tratamento em função do resultado. Um resultado negativo, aponta fortemente para uma causa viral. Neste contexto, a prescrição de antibiótico para o tratamento da infecção deixa de estar indicada, já que este tipo de tratamentos se encontra reservado às infecções de causa bacteriana, não existindo, portanto, benefício ou vantagens em caso de infecção viral.
Este teste é um dispositivo clínico para utilização por profissional de saúde (médico ou enfermeiro), através da colheita de exsudado da orofaringe e posterior análise in vitro. Disponível perante prescrição médica interna realizada pelo médico no decorrer da consulta, e colheita e interpretação executada por um Enfermeiro.