Serviços Clínicos

Medicina Geral e Familiar

O Médico de Família é um médico especialista em Medicina Geral e Familiar, responsável por prevenir a doença e promover a saúde, centrando os cuidados de saúde no paciente, de forma personalizada, tendo em conta o seu contexto familiar, social, laboral e cultural, em todas as fases da sua vida.

É um médico que se interessa pela pessoa, na sua globalidade, estando disponível para qualquer situação, independentemente da idade ou do género, sem se limitar a um problema de saúde definido. Assume um compromisso que não tem prazo, não termina com a cura da doença ou com o fim de um tratamento. Encara todos os contatos com o seu paciente como uma oportunidade para educação para a saúde, literacia e prevenção de doença.

Desempenha um papel importante no apoio a grupos vulneráveis ou de risco, como é o caso das crianças, adolescentes, idosos e grávidas. Muitas vezes orienta o planeamento familiar em mulheres em idade fértil e aborda também a realização de rastreios, para promover a deteção precoce de alguns tipos de cancro. Para além de todas estas competências, gere as principais doenças da população, sejam elas agudas ou crónicas, integrando-as em todo o contexto pessoal, familiar e social, de forma contínua e próxima, tornando-se no médico que procura ver “todo o quadro” e não apenas as partes.

É, no fundo, o gestor da sua saúde, ajudando-o a tomar decisões informadas e responsáveis, em equipa, possibilitando uma relação que dá abertura para todo o tipo de dúvidas e esclarecimentos.

Na miMed, o Médico de Medicina Geral e Familiar está disponível para si 7 dias por semana, das 10h às 22h.


Cuide de si que nós fazemos a nossa parte.